Nem passe, nem remédio, nem conselho: apenas um convite

Não dá para viver em paz simplesmente? Acho que não. Viver traz desconfortos. Produzimos, mesmo sem querer, inimigos, invejas e retaliações incompreensíveis. Muitas vezes não somos compreendidos mesmo achando que somos claros. Nos apaixonamos pelo que nos faz mal e/ou nos distanciamos com nossas ações daquilo que mais desejávamos. Somos punidos pelo que esperam da gente e que não prometemos, nem somos capazes de ofertar. Magoamos sem querer e somos magoados sem que nos achemos merecedores. Não obtemos da vida aquilo que parecia nosso por direito. Não sabemos se o problema é com a gente ou com os outros. O resultado é: revolta, angústia, paralização, ansiedade, auto-destruição… tristeza. Uma coisa de cada vez ao longo de cada dia, ou tudo meio misturado quando chega a hora de dormir.

Nessa hora, o que queríamos mesmo é um milagre: um anjo, um cristal ou um pai de santo que afastassem de nós isso tudo que aparentemente não nos pertence. Depois, alguns de nós,  pensamos que basta um treinador que nos mostre onde estamos errando e que nos ensine a braçada correta para que vençamos a correnteza na dura travessia. Outros de nós, aqueles menos orgulhosos, mais pragmáticos e mais científicos jogam o problema na conta de sua própria defasagem de alguma substância, afinal: se há receitas e poções para dores de estômago, deve haver para essas dores também.

Para aqueles de nós que nem a crença, nem o psicólogo e nem o psiquiatra parecem suficientes, ou seja, para aqueles que, por alguma razão, sentem que a quetão não está aí, embora não tenha ideia de onde está, fica o convite.

Newton Molon – Psicanalista

Consultório: Praça Oswaldo Cruz, 124 CJ 21 – São Paulo – Fone: 8229 2937

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s